Apostila Técnico de Enfermagem PMMG Impressa 2021

Disponibilidade: Em estoque

De: R$105,00

Por: R$85,00

Apostila Técnico de Enfermagem PMMG Impressa  2021

Detalhes

Apostila Técnico de Enfermagem PMMG Impressa

2021

 

Cargo: Soldado 1ª Classe

Área de Saúde: Técnicno em Enfermagem

 

Contatos: Tel. / WhatsApp..........:Oi (31)-98765-8810

 

PROGRAMA DE MATÉRIAS CFSd QPE/2021

 

COMUM A TODAS AS ESPECIALIDADES:

 

1 LÍNGUA PORTUGUESA

1.1 Adequação conceitual.

1.2 Pertinência, relevância e articulação dos argumentos.

1.3 Seleção vocabular.

1.4 Estudo de texto (questões objetivas sobre textos de conteúdo literário ou informativo ou crônica).

1.5 Tipologia textual e Gêneros textuais.

1.6 Ortografia.

1.7 Acentuação gráfica.

1.8 Pontuação.

1.9 Estrutura e formação de palavras.

1.10 Classes de palavras.

1.11 Frase, oração e período.

1.12 Termos da oração.

1.13 Período composto por coordenação e subordinação.

1.14 Funções sintáticas dos pronomes relativos.

1.15 Emprego de nomes e pronomes.

1.16 Emprego de tempos e modos verbais.

1.17 Regência verbal e nominal (crase).

1.18 Concordância verbal e nominal.

1.19 Orações reduzidas.

1.20 Colocação pronominal.

1.21 Estilística.

1.22 Figuras de linguagem.

 

2 MATEMÁTICA

2.1 Conjuntos numéricos (operações básicas, propriedades, múltiplos e divisores, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum e radicais).

2.2 Polinômios (operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão).

2.3 Produtos notáveis.

2.4 Equações do 1º e 2º graus.

2.5 Inequações do 1º e 2º graus.

2.6 Sistemas de equações do 1º e 2º graus.

2.7 Sistema legal de unidade de medida.

2.8 Razões e proporções.

2.9 Grandezas diretas e inversamente proporcionais.

2.10 Regra de três simples e composta.

2.11 Funções: polinomial do 1º grau, polinomial do 2º grau, exponencial e logarítmica.

2.12 Probabilidade.

2.13 Matemática financeira.

2.14 Estatística básica.

 

3 DIREITOS HUMANOS

3.1 Declaração Universal dos Direitos Humanos - adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

 

3.2 Convenção Americana sobre Direitos Humanos - assinada na Conferência Especializada Interamericana sobre Direitos Humanos (San Jose da Costa Rica), em 22 de novembro de 1969.

 

4 NOÇÕES DE DIREITO

 

4.1 Constituição da República Federativa do Brasil: Título I: Dos Princípios Fundamentais; Título II: Dos Direitos e Garantias Fundamentais: Capítulo I: Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Título III: Da Organização do Estado: Capítulo VII: Da Administração Pública: Seção I: Disposições Gerais; Seção III: Dos Militares dos Estados, Do Distrito Federal e dos Territórios; Título V: Da Defesa do Estado e Das Instituições Democráticas: Capítulo III: Da Segurança Pública.

 

4.2 Decreto-Lei nº 4.657, de 04 de setembro de 1942 - Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro.

 

4.3 Decreto-Lei nº 1001, de 21 de outubro de 1969 - Código Penal Militar: Parte Geral: Título I: da Aplicação da Lei Penal Militar. Título II: do Crime. Parte Especial: Livro I: dos Crimes Militares em Tempo de Paz: Título II: dos Crimes Contra a Autoridade ou Disciplina Militar: Capítulo I: do Motim e da Revolta; Capítulo III: da Violência Contra Superior ou Militar de Serviço; Capítulo IV: do Desrespeito a Superior e a Símbolo Nacional ou à Farda; Capítulo V: da Insubordinação; Capítulo VII: da Resistência. Título III: dos Crimes Contra o Serviço Militar e o Dever Militar: Capítulo II: Deserção; Capítulo III: do Abandono de Posto e de Outros Crimes em Serviço. Título IV: dos Crimes Contra a Pessoa: Capítulo VI: dos Crimes Contra a Liberdade: Seção IV: dos Crimes Contra a Inviolabilidade dos Segredos de Caráter Particular. Título VII: dos Crimes Contra a Administração Militar: Capítulo I: do Desacato e da Desobediência; Capítulo II: do Peculato; Capítulo III: da Concussão, Excesso de Exação e Desvio; Capítulo IV: da Corrupção; Capítulo V: da Falsidade; Capítulo VI: dos Crimes Contra o Dever Funcional.

 

4.4 Lei Estadual nº 14.310, de 19 de junho de 2002 - Dispõe sobre o Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais. Título I: Disposições Gerais. Título II: Transgressões Disciplinares. Título III: Sanções Disciplinares. Título IV: Recompensas.

 

4.5 Lei nº 9.455, de 07 de abril de 1997 - Define os Crimes de Tortura e dá Outras Providências.

 

5 INFORMÁTICA (exceto para Auxiliar de Comunicações)

 

5.1 Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/intranet: Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão de pesquisas e de redes sociais; Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia; Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome).

5.2 Sistemas operacionais: Noções de sistema operacional Windows: Windows 10; Noções de sistema operacional GNU Linux: Características do sistema operacional GNU Linux; Noções de sistemas operacionais embarcados/móveis: Android e iOS.

5.3 Edição de textos, planilhas e apresentações (Microsoft e LibreOffice).

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

 

6 TÉCNICO DE ENFERMAGEM

 

6.1 Legislação e normas

Lei n° 2.604 de 17/09/1955 que regula o exercício da enfermagem profissional.

Lei n° 7.498 de 25/06/1986 que dispõe sobre a regulamentação do exercício de enfermagem e dá outras providências.

Decreto COFEN n° 94.406 de 08/06/1987 que regulamenta a Lei n° 25/06/1986.

Código de Ética de Profissionais de Enfermagem aprovado pela Resolução COFEN n° 564 de 06/12/2017.

 

 

6.2 Epidemiologia e Saúde

Conceito sobre saúde e doença. História natural das doenças e níveis de prevenção. Doenças infecciosas e modo de transmissão. Doenças não infecciosas. Vigilância epidemiológica (conceito, objetivo, aplicações, doenças de notificação compulsória). Imunoprofilaxia. Vigilância sanitária. Noções de controle de infecção hospitalar. Segurança do paciente.

 

6.3 Saúde ambiental – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

Conceitos básicos. Classificação dos resíduos de serviços de saúde. Etapas do manejo dos resíduos de serviços de saúde. Resíduos especiais. Coleta seletiva e reciclagem.

 

6.4 Noções de anatomia e fisiologia humana

Sistema circulatório. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistema digestório. Sistema sensorial. Sistema endócrino. Sistema excretor. Sistema Urinário. Sistema esquelético. Sistema reprodutor. Sistema Imunológico e linfático. Sistema tegumentar.

 

6.5 Acolhimento e Humanização na Assistência à Saúde

Política Nacional de Humanização. Princípios da bioética do cuidado.

 

6.6 Centro de Material e Esterilização

Classificação de artigos médico-hospitalares (críticos, não críticos e semicríticos). Conceitos básicos de limpeza, desinfecção e esterilização. Esterilização por métodos físicos e físico-químicos a baixa temperatura. Controle de esterilização e desinfecção. Preparo e embalagem dos materiais e acondicionamento dos materiais estéreis. Transporte de materiais estéreis. Teste de validação de processos de esterilização (monitoramentos biológicos e químicos).

 

6.7 Assistência de enfermagem em pediatria

 

Anatomia e fisiologia em pediatria. Assistência de enfermagem aos pacientes portadores de agravos. Suporte básico de vida em pediatria. Terapia farmacológica e cuidados na administração de medicamentos.

 

6.8 Assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico

Cuidados de enfermagem no pré, trans e pós-operatório. Principais complicações do pós-anestésico. Cuidados de enfermagem na sala de recuperação pós-anestésica.

 

6.9 Assistência de enfermagem ao paciente crítico e/ou em situações de urgência e emergência

Monitorização cardíaca, hemodinâmica e oximétrica não invasiva e invasiva: conceitos, valores de normalidade, cuidados de enfermagem com a instalação, manutenção e mensuração de dados. Cuidados com paciente em ventilação mecânica. Noções básicas de eletrocardiografia. Balanço Hídrico. Terapia farmacológica e cálculo de medicações. Suporte básico e avançado de vida.

 

6.10 Assistência de enfermagem ao paciente clínico

Monitorização dos sinais vitais. Cuidados na administração de medicamentos e soluções por via oral, intramuscular, endovenosa, subcutânea, sublingual, retal, otológica, ocular, vaginal, tópica, inalatória: efeitos esperados e adversos. Cuidados com a administração de oxigenoterapia: principais dispositivos utilizados, fração inspirada de oxigênio para cada um deles. Assistência de enfermagem aos pacientes portadores de doenças cardiovasculares, respiratórias, renais, endócrinas, neurológicas, psiquiátricas, hematológicas e gastrointestinais. Prevenção de lesões por pressão: conceito, classificação, fatores etiológicos e cuidados de enfermagem (prevenção e tratamento). Cuidados de enfermagem na administração de hemocomponentes. Principais reações transfusionais: cuidados e intervenções. Assistência de enfermagem na nutrição enteral e parenteral: métodos de administração, complicações e cuidados e enfermagem.

 

6.11 Imunização

Calendário Nacional de Vacinação: da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Cuidados no transporte, armazenamento e conservação de vacinas (Rede de Frio). Cuidados na administração de vacinas: vias de administração, indicações e contraindicações e orientações pós-vacinação.

 

Realize pagamento

Chave PIX -  31987658810 - Edson Antonio Martins

 

Banco do Brasil....................:  Ag 0767-6   c/c     37.815-1

Caixa Eco. Federal...: Ag 0119   Pop.  91.641-1  Operação 13    

 

Tags do Produto

Compartilhe
My Yahoo!
Google Bookmarks
Compartilhe com seu amigos.